Ornatos de Fantasia Geométrica, de Ana Flores

Ornatos de fantasia geométrica designam arabescos no dicionário de Buarque de Hollanda e intitula esta série de pinturas de Ana Flores. As unidades repetitivas que constroem o espaço pictórico têm como origem sua pesquisa sobre a azulejaria portuguesa do século XIX e os ladrilhos hidráulicos do século XX, ainda existentes na contemporaneidade.
A construção, rigorosamente sintética, tece um fluxo visual regular onde a superfície plasticamente viva se expande causando a sensação de movimento ininterrupto através das linhas ortogonais. Como um bordado que impõe um novo ritmo, os padrões cessam em lugares estratégicos. A continuidade das linhas e desenhos são sobrepostos por novas formas e cores indicando sutilezas ao olhar por entre transparências e opacidades.
Ana Flores divide a sua trajetória artística entre duas linguagens: a cerâmica e a pintura. A cerâmica se desdobra através da pintura ora em camadas diluídas de tinta ora em veladuras secas, originando um corpo que recria as imagens feitas no barro; a superfície pictórica de generosas dimensões, convida a artista ao corpo-a-corpo, ao embate direto requerido na cerâmica. Nestas duas linguagens Ana Flores reproduz fragmentos de um mundo real limitado ao seu tempo finito mas perenizado nos corpos cerâmicos e pictóricos.
Ana Zavadil - curadora

Nenhum comentário: